13/08/2019

Resenha de 'Obliteration' no site Metal na Lata!

Gosto de resenhar splits, pois neles posso observar e desfrutar dos contrastes e variações existentes entre as duas (ou mais) bandas participantes. Em “Obliteration”, a batalha ocorre entre os pernambucanos do Pandemmy e os italianos do Abscendent, ambos muito talentosos e empenhados em suas respectivas propostas musicais.

O Pandemmy já salta aos olhos (e aos ouvidos, principalmente) logo de cara pela qualidade cristalina da produção. A introdução com a instrumental “Monstera” já evidencia uma banda requintada, que explora em sua sonoridade o contraponto preciso entre melodia e brutalidade, sem pender demasiadamente para nenhum dos lados.

Death Metal melódico, bem trabalhado e executado, incrementado por nuances que adentram o Thrash Metal e até o Metal tradicional. Destaques para “Fear of Choosing a Side” (bem variada, com peso e técnica muito bem equilibrados), “Unwitnessed” (com a vocalista Rayanna Torres oscilando bem os vocais entre o gutural tradicional e o mais rasgado, tendo uma sessão melódica muito bem construída por detrás), e o cover para “Them Not Me” do Motörhead, que cai bem em qualquer subgênero. Ótima banda.

A segunda metade do disquinho é protagonizada pelo trio de Lazio, que compartilha com seus colegas de split proposta sonora semelhante, embora sejam um pouco mais diretos e, de certa forma, mais “crus”. Thrash/Death visceral, cortante, onde a agressividade e o peso encontram algum resquício de melodia pelo caminho, mas a prioridade evidentemente é o tapa na cara sem concessões.

O desenvolvimento das composições transita um pouco entre o Carcass atual com algo mais contemporâneo, como o Lamb of God, principalmente em alguns arranjos mais “grooveados”. Trata-se de música pesada, intensa e agressiva, com algum toque de refinamento, mas com base sólida fincada na extremidade de fato. “Relinquishment” e um ousado cover para “Spirit Crusher” do Death) (que ficou bastante digno, diga-se de passagem) perfazem os destaques da obra.

Duas boas bandas que merecem um lugar ao sol. Confiram!


Por Ricardo L. Costa

Link: http://metalnalata.com.br/site/pandemmy-abscendent-obliteration-split-2019/

Nenhum comentário:

Postar um comentário